Professora Diana Romano, inglês, português e dicas de viagem

sábado, 10 de fevereiro de 2024

Os 7 Idiomas mais falados no Brasil além do português


    No Brasil, embora o português seja a língua predominante, há uma rica diversidade linguística que muitas vezes passa despercebida. Além do português, outros idiomas são amplamente falados em diferentes regiões do país, refletindo nossa história e diversidade cultural.

1 - Alemão

    Surpreendentemente, o alemão é o segundo idioma mais falado no Brasil, representando 1,9% da população. Isso se deve à significativa imigração alemã durante a década de 1940, principalmente nos estados do sul.

2 - Italiano 

    Com cerca de 25 milhões de descendentes no Brasil, o italiano é outro idioma comum, especialmente presente no sul e sudeste do país, devido à imigração italiana no final do século XIX.

3 - Japonês 

    Uma expressiva imigração japonesa trouxe o idioma para o Brasil no século XX, especialmente nas regiões sul e sudeste, resultando em aproximadamente 1,5 milhão de falantes.

4 - Línguas Indígenas 

    O Brasil abriga uma vasta diversidade linguística, com 274 idiomas indígenas e 305 etnias diferentes, refletindo a riqueza da cultura indígena no país.

5 - Espanhol 

    Com aproximadamente 460.000 falantes, o espanhol é influente devido à proximidade com países de língua espanhola e à colonização espanhola no Brasil.

6 - Inglês 

    Reconhecido globalmente, o inglês é amplamente estudado no Brasil, refletindo sua importância nos negócios, turismo e comunicação internacional.

7 - Libras (Língua Brasileira de Sinais) 

    Crucial para a comunicação de pessoas surdas e com deficiências auditivas, a Libras é utilizada por mais de 2,3 milhões de brasileiros. Sua oficialização como língua ocorreu em 2002, refletindo a importância da inclusão e diversidade linguística no Brasil.

    Essa variedade linguística não apenas enriquece nossa cultura, mas também promove a inclusão e o respeito à diversidade de expressões e identidades presentes em nossa sociedade.

Nenhum comentário: